terça-feira, 13 de outubro de 2009

CLC5- OS MASS MEDIA E A OPINIÃO PÚBLICA







“ Uma nação vale aquilo que vale a sua opinião pública”
Fernando Pessoa


Considera-mos que uma nação é o rosto das ideias de um povo que sofre influências de uma forma consciente ou não, resultante do poder dos meios de comunicação.


Os MASS MEDIA são todos os meios de comunicação de massa ( televisão, rádio, revistas, Internet, etc.). São sistemas organizados por empresas privadas, públicas ou estatais, que possibilitam que a informação atinja simultaneamente uma vasta audiência, centenas de milhares de leitores, ouvintes e telespectadores em termos globais. Dai que os MASS MEDIA sejam considerados a maior fonte de inspiração na formação da opinião pública, que consiste na concentração de ideias generalizadas sobre determinado assunto. A opinião pública pode ter uma dimensão global ou local, podendo ser partilhada por um elevado número de pessoas ou por minorias.


Por exemplo, o atentado de 11 de Setembro, a queda das torres gémeas, foi um acontecimento com impacto à escala mundial, a opinião pública que se gerou em redor do acontecimento foi baseada nas especulações formadas pelos meios de comunicação, tanto em notícias bem como em filmes e documentários.

As formandas:
Judite Pato, Vera Nogueira, Paula Soares e Manuela Moreno


Sem comentários:

Enviar um comentário